sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Beber leite: sim ou não?





Hoje o cansaço bateu-me de frente logo pela manhã. Isso e mais a rotina de tratar de duas crianças pequenas, foi forte. Não me apetece de todo escrever depois de um dia assim, no entanto, o não o fazer parece-me um sacrifício ainda maior. Ontem foi o Dia Mundial da Alimentação sendo, por isso, o dia mais oportuno para discutir o tema, porém, não deu tempo, então o hoje é, certamente, a segunda melhor opção :)

Não poderia ser mais a propósito, ligo a televisão e leio a seguinte frase: "Beber leite: sim ou não?". Pensei logo (durante alguns segundos) que era um debate interessante para um programa da tarde, um programa que "entra" todos os dias por tantas casas pelo país fora, mas de facto durou pouco. Percebi muito rapidamente que era mais uma conversa e que chegava a roçar o ridículo, uma vez que ambas as partes defendiam o mesmo ponto de vista. Como é óbvio, quando os dois convidados, os chamados "especialistas" defendem o mesmo ponto de vista, penso que não faz sentido nenhum questionar, assim, era mais adequado afirmar, enfim! 
Fonte: http://fernandascheer.com.br/

Seja como for, é claro que o leite é excelente, é uma fonte de proteínas e gordura extraordinária... para os bezerros. Sim, porque nem as chamadas vacas (animal adulto, entenda-se), bebem o seu leite. Claro que o mais adequado é colocar um monte de vacas num cubículo com as tetas presas e retirar-lhes o leite para dar a humanos, ó pá, lógico! Como eu não percebi antes? 

Compreendo que deixar o leite seja complicado, até porque tem associado uma componente emocional muito forte, por exemplo, o leite com a bolachinha que a mamã ou a avó davam. Não é por acaso que na publicidade deste alimento se apela tanto à lagriminha no canto do olho. Além de se contar sempre com a presença de crianças, ainda são referidas afirmações como "você daria metade da roupa ao seu filho?". Algo do género, não me lembro concretamente do que diziam mas era aquela publicidade em que as crianças apareciam apenas com metade das coisas, não sei se se lembram.

Mais um facto muito interessante. Diz-se que o leite tem muito cálcio e proteínas mas aí cai-se noutra questão, porque será que os países que têm mais consumo de leite, são igualmente os que apresentam maiores índices de osteoporose? Ah, se calhar porque o excesso de proteínas acidifica o sangue e faz com que o cálcio tenha que sair dos ossos para equilibrar o pH, se calhar... 

Depois fala-se imenso em substitutos, mas substituir exactamente o quê, se ele é para os bezerros?  É ainda importante não esquecer de referir que a maioria dos pediatras manda fazer a introdução alimentar aos quatro meses (a OMS só recomenda aos seis) e quando se vê uma mãe amamentar um bebé de mais de um ano (às vezes menos), ainda se critica porque mais uma vez, o perfeitamente normal é beber leite de outro animal, claro!
Fonte: http://www.sodahead.com/fun/
Cada um tem a sua opinião e eu respeito-a, mas só porque tivemos um determinado comportamento a vida toda, não o torna correto. Não sou eu também que vou dar-vos a resposta, afinal cada sabe qual a sua posição em relação ao assunto, no entanto, só para pensar. Imaginem que também existiam estudos que afirmam conclusões contrárias àquelas afirmadas pelos "especialistas", que nestes estudos se dizia que o consumo de leite está associado ao cancro, alergias ou à perda de massa óssea (não é por acaso que Harvard quer modificar a pirâmide alimentar, já reflectiram sobre isso?) . É, eles andam aí, se calhar é só prestar um pouco mais de atenção, se calhar está na altura de desmamar, se calhar...

Como muitos de vós sabem, mudei bastante a minha alimentação há quatro anos e meio. Com isso vieram muito mais mudanças ao nível da saúde e mesmo do aspecto físico, mas sobre isso falarei noutras postagens :)

Há muito mais que se lhe diga, mas por hoje ficamos por aqui. Saliento que é só a minha opinião, mas NÃO beber leite é simplesmente natural


comentário(s) pelo facebook:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião! Obrigada :)