terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Como fazer pipocas sem queimar

Cá em casa, sempre que há filme, fazemos pipoca ou batatas fritas (estas têm uma receita especial que conto depois). Sabem aquela associação entre televisão e comida que deveríamos evitar fazer, aquele aconchego duplo no sofá (neste caso num colchão de casal que enchemos na sala, temos de caber os quatro, certo?) é tãããão bom! E porque o frio já faz lembrar e a época já se está a aproximar, vimos um filme de Natal como proposta do nosso Calendário do Advento.

Fizemos um vídeo das pipocas meio improvisadito, mas foi engraçado, serve para nos lembrarmos daqui a uns anitos.


Para fazer estas pipocas:

- Preencher o fundo de uma panela (com uma altura considerável) com uma camada de milho para pipoca (usei milho biológico da marca Finestra Sul Cielo).

- Deitar óleo de girassol ou azeite até cobrir mais ou menos metade do grão (alguns ficam imersos, outros não, é mais ou menos). Neste caso usei azeite (do Pingo Doce). Costumo utilizar óleo de girassol mas não tinha e penso que por causa disso ficaram ligeiramente amargas no final.

- Colocar ao lume sem tapar até o óleo ferver (este é o verdadeiro truque). Quando estalarem as primeiras pipocas, podem cobrir com a tampa. Apesar de não ser normal, como medida de segurança, colocar a tampa à frente para proteger de eventuais salpicos.

- Quando o som das pipocas a estalar começar a reduzir, agitar a panela sem a abrir para que os últimos grãos possam ir para o fundo para estalar também.

- Quando deixarem de ouvir retirem e coloquem num recipiente. Está pronto a servir.

Apesar de as comermos muito bem assim, por vezes, colocamos num tabuleiro do forno forrado com papel vegetal e deitamos algumas colheres de geleia de arroz (também usamos a da Finestra Sul Cielo) e deixamos no forno quente um bocado, tirem e deixem arrefecer bem. A sério, quando estão prontas, parecem mesmo as do cinema, doces e crocantes. Experimentem e venham cá dizer-me como ficaram :)

comentário(s) pelo facebook:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião! Obrigada :)