terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Gelatina de laranja com cobertura de chocolate

Isto da semana das gelatinas vegan já vai longe mas eu não gostaria de deixar de publicar as que faltam. Neste âmbito hoje trago-vos uma gelatina de laranja com chocolate. Combinação divina!
Já há algum tempo aqui no blog falei-vos que uma amiga tinha me deixado umas belas de umas laranjas biológicas à porta de casa. Aproveitei e fiz esta gelatina. Comecei por lavar as laranjas, cortá-las e retirar o sumo.



Espremi cerca de 1 litro de sumo. Adicionei quatro colheres de sopa cheias de geleia de arroz e dissolvi. Coloquei bastante pois as laranjas eram um bocadinho ácidas, no entanto, esta parte, mais doce ou não, deixo ao critério de cada um de vós (experimentem, provem e certamente correrá bem). Deitei ainda uma colher e meia de gelatina agar-agar em pó e mexi. Deixei repousar por alguns minutos para hidratar bem a alga (apesar de que como a alga estava em pó não era propriamente necessário).

Levei ao lume e fervi por cinco minutos. Coloquei numa forma no frigorífico até endurecer.

Quando a parte do sumo estiver solidificada, fazemos o chocolate que pode ser de cacau ou de alfarroba. Neste caso, utilizei óleo de coco (1.ª pressão a frio), cacau em pó e açúcar de coco. Não sei bem quantidades (nunca sei, é tudo a olho mesmo) mas tentei deixar no ponto cremoso de chocolate derretido e deitei por cima da gelatina. Esta receita de chocolate pode ser feita separadamente numa forma rectangular, por exemplo, sendo obtido um chocolate saudável mesmo muito parecido com o tradicional.


Levamos mais algum tempo ao frigorífico (40 minutos mais ou menos) e obtemos uma gelatina maravilhosa e com um lindo aspecto, ideal para presentear a família neste Natal. Espero que gostem!


Experimentem, comentem e, se gostaram, partilhem esta receita com quem possa gostar também :)

comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Vou experimentar ,mas acho que com óleo de sésamo também dá , obrigado !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca experimentei com óleo de sésamo, mas desde que fique durinho. Experimente e diga-me se resultou :) Gostava de saber.

      Eliminar

Deixe a sua opinião! Obrigada :)