quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Gelatina fresca de mango regional

O mango regional, aquele pequenino e cheio de fibra mas super doce não é geralmente muito utilizado na cozinha precisamente por ter tanta fibra. Nós tínhamos alguns destes mangos provenientes da nossa exploração e apesar de termos consumido alguns, era complicado ficar com essa fibra nos dentes, assim, sem querer, deixávamos muitos se estragarem. Para retirar a polpa desta fruta, optei por espremer com as mãos em vez de utilizar a faca, pois com esta era bem mais difícil. Obtive então cerca de 1 litro de sumo e polpa de fruta.



Para executar esta gelatina, recorri a um procedimento diferente para manter o sabor natural da fruta fresca. Aplico este procedimento quando quero obter um sabor mais próximo do original, geralmente com frutas mais ácidas,que quando são aquecidas ficam com um sabor mais azedo. No entanto, é necessário ter em conta que, como a fruta não é fervida, apenas ligeiramente aquecida pela gelatina dissolvida, o processo de fermentação tende a ocorrer mais rapidamente daí que, recomendo que quando se opta por recorrer a este processo, seja para consumo no próprio dia. Vamos então ao procedimento.
Além do sumo com polpa que referi antes (1 litro), deitei numa panela 400 ml de água com duas colheres de alga agar agar em pó, deixei ferver até engrossar, ficar com um aspeto mais gelatinoso (cerca de 2 minutos).



Depois é só misturar o sumo com a gelatina já dissolvida e levar ao frigorífico. Coloquei numa forma rectangular e, depois de solidificado, utilizei um cortador de biscoitos em forma de estrela. Tenha em atenção que se utilizar frutas não muito doces, pode adoçar esta sobremesa com geleia de arroz ou açúcar de coco.




Experimentem, comentem e, se gostaram, partilhem esta receita com quem possa gostar também :)

comentário(s) pelo facebook:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião! Obrigada :)