terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Mini quiche de legumes (receita)

Na semana passada fiz esta mini quiche de legumes para complementar um prato de alimentação macrobiótica. Foram vários os pedidos de receita, então aqui vai.
A receita é composta por três partes: o "molho de tomate", os legumes salteados e a massa de milho.



A massa de milho
Ingredientes:
- 500 g de farinha de milho amarelo bem fininha 
- água quente até dar o ponto
- 150 ml de azeite
- sal fino (eu uso sal marinho e um almofariz para ficar bem fininho)
- pimenta preta q. b.

Modo de fazer:
- colocar a farinha num recipiente;
- adicionar o sal, o azeite, a pimenta e mexer;
- adicionar a água quente mexendo com uma espátula até que fique com a consistência de plasticina molinha.

Observação: A farinha de milho absorve bastante água, então será necessário ainda uma boa quantidade. Se ficar demasiado mole é só adicionar mais um pouco de farinha. Colocar nas forminhas para assar até ficarem crocantes.



O molho de beterraba
Aprendi esta receita (ou pelo menos tive uma ideia dela) num retiro de macrobiótica em Itália. Não é comum neste tipo de alimentação comer tomate devido à solanina, uma subtância que está presente neste alimento e é tóxica para o nosso organismo. Esta substância acumula-se nas articulações e pode dar origem a vários problemas de saúde. Apesar da cor vermelha do molho advir da beterraba, foi apelidado de molho de tomate falso porque no final o seu sabor é muito semelhante, podendo ser consumido da mesma forma (com esparguete sem glúten por exemplo). Utilize ingredientes frescos e sempre que possível de origem biológica, principalmente no caso da beterraba em que faz toda a diferença. Apesar de ter beterraba, este molho cremoso não sabe a terra (sabor com o qual muitas pessoas caraterizam a beterraba.

Ingredientes:
- abóbora amarela
- cenoura
- beterraba
- manjericão fresco
- cebola
- azeite
- vinagre de ameixa (ou de de arroz ou outro qualquer mas estes são bem mais gostosos)
- sal q. b.

Modo de fazer:
- estufar todos os ingredientes numa panela exceto o manjerição. Colocar apenas um pouquinho de água para não queimar, se necessário, e tapar bem;
- deixar cozinhar até ficarem bem molinhos;
- após cozinhados, triturar até ficar num puré bem cremoso (antes de triturar podem adicionar um fio de azeite e uns pingos de vinagre de ameixa;
- Adicionar ao creme manjericão fresco picado.


Os legumes salteados
Os legumes salteados são muito simples de fazer e uma forma muito saborosa de comer vegetais. Uma vez, ao comer legumes confecionados desta forma, uma criança disse-me que não sabia que os legumes podiam ter sabor ;) Sim, ela adorou-os e era daquelas que legumes nem vê-los.
Ingredientes:
- legumes cortados finamente (nabo, cenoura, cebola, abóbora, a gosto do freguês)
- azeite(um fio, não façam como uma amiga minha que em vez de termos legumes salteados, temos legumes a nadar em azeite)
- molho de soja
- sal fininho q. b.
- natas de soja (opcional, só adicionei para dar mais corpo já que era para as quiches)

Modo de fazer:
- colocar o azeite a aquecer em lume alto;
- quando o azeite estiver bem quente adicionar os legumes, envolvendo-os sempre com uma espátula;
- mesmo antes de retirar do lume (ainda com uma cor brilhante e estaladiços), adicionar o molho de soja, uma pitada de sal e um pouquinho de natas de soja.

Observação: O lume deve de estar sempre bem alto para que os legumes cozinhem de fora para dentro e não o contrário, mantendo-se deste modo estaladiços.



As mini quiches de legumes
Para montar as mini quiches é só colocar dentro da massa de milho previamente cozida o molho de beterraba (que deve estar cremoso mas durinho) e depois escondê-lo com os legumes salteados por cima. Pode ainda levar ao forno mais uma vez para secar um pouco mais por cima mas não é necessário.

Experimentem e bom apetite!










comentário(s) pelo facebook:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião! Obrigada :)