sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Manteiga de amêndoa caseira

Como sempre, tarde mas chega. Hoje trago a receita de manteiga de amêndoa que fiz na outra semana. Há algum tempo vi uma embalagem de manteiga de amêndoa comercial um creme bastante líquido, no entanto, quando faço manteiga de amêndoa gosto que fique bem cremoso mas mais durinho para que, além de utilizar em receitas, possa ter sempre um creme disponível no frigorífico para utilizar com tostas de milho por exemplo.

Ingredientes:
- 200 g de amêndoas previamente demolhadas por cerca de 8 horas
- 2 colheres de sopa de geleia de arroz

Modo de fazer:
- Colocar as amêndoas num tabuleiro e levar ao forno em temperatura máxima por cerca de 10 minutos apenas para secar um bocadinho (atenção para não queimar);
- Retirar do forno e deixar arrefecer;
- Num processador de alimentos, com lâmina em S, deitar as amêndoas e triturar muito bem. Inicialmente formará apenas farinha de amêndoa e depois, consoante for libertando o óleo das amêndoas, formará uma espécie de pasta;
- Adicionar as duas colheres de geleia de arroz e continuar a processar;
- Terminar quando estiver na consistência que deseja, tendo em conta que quanto mais processar, mais molinho ficará (neste caso deixei apenas ficar com a consistência para creme de barrar, acho que tem mais utilidade assim). 

Nota: o tempo que demora a ficar em pasta é variável, depende do processador utilizado. Tenha em conta que demora ainda algum tempo. 




comentário(s) pelo facebook:

1 comentário:

  1. Olá Debbie,

    Sabes porque razão devemos demolhar as amêndoas? Já vi outras receitas onde não é preciso. Fiquei confusa e sem saber qual o melhor processo.

    Obrigada e parabéns pelo blog.

    Micaela

    ResponderEliminar

Deixe a sua opinião! Obrigada :)