sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Menu semanal #1

Como prometido, aqui vem mais uma ajudinha para o desafio. São as sugestões de menus para a próxima semana. Colem no frigorífico para não se esquecerem.
Não se esqueçam de colocar o arroz integral de molho 6 a 8 horas antes, bem como as leguminosas que necessitem (as lentilhas amarelas não precisam e as verdes apenas necessitam por pouco tempo).

Evitem comer muitas vezes ao dia, comam muito bem em cada refeição, comer muitas vezes ao dia apenas vai sobrecarregar o vosso pâncreas e perturbar a digestão. Geralmente, com a não ingestão de açúcar e com o aumento dos hidratos de carbono complexos diminui bastante a necessidade de petiscar. No caso de sentir fome entre as refeições (às vezes nem é bem fome mas o hábito de ir ao bar com os amigos, a falta do lanchinho aconchegante), voltem a comer comida de prato. Um prato de comida a meio da tarde pode parecer estranho mas não tem mal nenhum, nós é que não estamos habituados mas é comida na mesma e sacia muito mais. Sandes e iogurtes não são comida, são modernice cuja necessidade de comer deriva da correria do dia-a-dia. Uma alternativa para evitar os lanches poderá ser jantar mais cedo.

No que diz respeito à fruta, comer só de manhã e apenas uma variedade (não fazer tipo salada de frutas). A quantidade é convosco, o que vos satisfizer. Tenham em atenção de fazer a digestão da fruta (aguardar duas a três horas) antes de comer comida cozida, isto é importante, pois os açúcares da fruta misturados com alimentos cozidos vão provocar uma exagerada fermentação. O mesmo vale para as sobremesas. Se lhes apetecer muito uma sobremesa, mesmo que apelidada de saudável, comam-na sozinha ou pelo menos antes de uma refeição, nunca depois :). Parece piada mas garanto-vos que não é.

Quanto às quantidades, respeitem o que o vosso organismo pede, comam bastante se necessitarem.



Qualquer dúvida, vão comentando :)


comentário(s) pelo facebook:

17 comentários:

  1. Na confecção do arroz ou massa é "permitido" o uso de refogados de cebola ou alho, ou têm de ser cozidos em água sem adição de qualquer tipo de gordura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, além de permitido é mesmo importante que o faça. O sabor é muito importante, é grande parte da motivação para ter sucesso e isso não é impeditivo de ficar com a barriguinha lisa e mais saúde. Todo o tempo e empenho em preparar e temperar terá um retorno muito positivo. Só tenha em atenção para não refogar somente em gordura, coloque sempre umas duas colheres de sopa de água para não deixar a temperatura subir muito e deteriorar a gordura :)

      Eliminar
    2. Boa dica, nunca tinha pensado nisso :) obrigada

      Eliminar
  2. Podes colocar a maneira de confeção dos alimentos... Por alto. É que há coisas dessas que não sei fazer. (Sou uma nana na cozinha, mas não se diz a ninguém). :)

    ResponderEliminar
  3. Ups... Afinal não ha nada assim tão difícil de cozinhar. Comentei antes de ver o menu com atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia é ser variado, saboroso mas ao mesmo tempo fácil e simples para que todos possam acompanhar :). Na mesma já tinha pensado em colocar dicas ao longo da semana para ajudar. Também qualquer coisa, perguntem que vou respondendo.

      Eliminar
  4. Não se esqueçam que não é restrição alimentar, comam bem (se calhar esse é mesmo um dos truques:)) Beijinho a todos.

    ResponderEliminar
  5. Qual se refere a creme de arroz, refere-se a isto? https://www.google.pt/search?q=creme+de+arroz&biw=1280&bih=699&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=9Q6wVNiXFMKrU_qQgvAG&ved=0CAYQ_AUoAQ#imgdii=_&imgrc=aszXMZoz7anLZM%253A%3BnVsk3UMUxE0_3M%3Bhttp%253A%252F%252Fbrasil.barreirosanaclet.netdna-cdn.com%252F2798-thickbox%252Fnutriben-creme-de-arroz-300g.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Ffarmaciaturcifalense.com%252Fpt%252Fpapas-e-boioes%252Fnutriben-creme-de-arroz-300g.html%3B600%3B600 Desculpe a ignorância :)

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. Está desculpada :D Faz muito bem em ir tirando as dúvidas. Saem todos a ganhar com isso. Não, não é isso. É uma receita caseira muito simples que consiste em cozinhar o arroz demolhado com mais água do que o habitual e triturar metade, fica numa papa bem aconchegante e saciante. Tentarei colocar amanhã no blog :)

      Eliminar
    2. Muito Obrigada! Agora sim penso que já não terei mais dúvidas, mas qualquer coisa não hesitarei em perguntar! :)

      Eliminar
  7. Amei a sugestão de cardápio!!!! Ajuda muitoooooooooooooo!!! Faça isso sempreeee!!!*-* Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigada, ainda bem que ajuda, fico feliz que tenha gostado. Vou tentar dar sempre novas sugestões para ir acompanhando.

      Eliminar
  8. Após analisar o menu verifiquei que se calhar ando a abusar das frutas :)
    Tal como referido por vezes faço as "saladas de fruta", os batidos e utilizo frequentemente a fruta como sobremesa. Terá de ser revisto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, até ter um corpito minimamente desintoxicado é importante não ingerir muita fruta. No entanto, podemos ingerir se tivermos os cuidados que mencionei :) Depois quero que me contes sobre os efeitos desta alteração.Os batidos podes fazer na mesma, tem só cuidado com as misturas de frutas e principalmente não mistures as doces com as ácidas.

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Acho muito bem :) Força, não se perde nada. Qualquer dúvida estou à disposição. Beijinho.

      Eliminar

Deixe a sua opinião! Obrigada :)