quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Receita de couve prensada

Esta é uma receita muito interessante, principalmente para aquelas pessoas que têm dificuldade em consumir alimentos crus. Embora esteja a referir-me a couve crua, ela na verdade fica amaciada, de certa forma quase cozida pelo processo através do qual é processada. 

A couve prensada é muito saborosa e, sobretudo saudável, pois mantém os nutrientes da couve, uma vez que não é submetida a altas temperaturas.  Pode ser consumida de modo simples como salada (adicionando mais algumas folhas verdes e milho doce, por exemplo) ou como complemento de um prato cozido.

Ingredientes:
- Meia couve repolho ou couve lombarda
- Sal  (meia colher de café de sal marinho)

Modo de fazer:
- Cortar a couve finamente (quando mais fina melhor) e colocar numa tigela.
- Adicionar o sal e com as mãos envolver muito bem e espremer com vigor a couve.
- Após espremer muito bem, deixar descansar por algum tempo, 20 minutos deve chegar (podem colocar um prato por cima com um peso para prensar a couve durante este tempo, eu não fiz nem achei necessário)
- Passados cerca de 20 minutos, espremer de novo e deitar fora toda a água que sair. Fica numa espécie de pickle.







comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Adoro esta couve assim! :) faço muito no verão, e ponho sempre peso em cima! Vou experimentar sem o peso, como sugeres!
    Fica óptima de um dia para o outro!

    Grata ***rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito fresquinha também gosto. Também fazia antes com o peso mas o tempo começou a escassear e agora vai sem peso mesmo, acho que funciona da mesma maneira. Tento colocar o mínimo de sal possível para não ficar muito salgada e adoro.

      Eliminar

Deixe a sua opinião! Obrigada :)