terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Receita de sopa de miso (a minha que é bem fácil)

O miso é uma pasta fermentada a partir do feijão de soja, podendo conter cereais como arroz ou cevada. Como probiótico que é, traz imensos benefícios para a nossa flora intestinal.


A primeira vez que provei sopa de miso foi  num restaurante japonês em Lisboa. Tínhamos chegado cedo, então a sopa ainda estava fria e não, não foi paixão à primeira vista, o sabor obteve uma classificação o horrível e o intragável. Detestei e não estava a ver como ia gostar daquilo, já que eu tinha ido a uma consulta com o Francisco Varatojo e ia ter que passar a comer todos os dias (como forma de recuperar o intestino).


Entretanto comecei a gostar muito dessa sopa, se calhar por obter benefícios tão rapidamente, no entanto, como tinha que fazer todos os dias acabava por me aborrecer além de que a alga cozinhada ficava com aspeto gelatinoso meio desagradável e um sabor que eu ainda não gostava muito. Assim, reinventei a sopa de miso e adoro-a.  É muito mais saborosa, com mais nutrientes e muito mais rápida e fácil de fazer.

Ingredientes:
- Alho francês
- Cenoura
- Alga wakame
- Couve repolho
- Abóbora
- Miso (1 colher de chá por cada tigela de sopa)
- Salsa (a receita original não leva mas eu gosto)
- Agua a ferver


Modo de fazer:
- Picar os ingredientes muito bem (a quantidade é a gosto, mas é importante ter em atenção que esta não é uma sopa saciante, por assim dizer, é uma sopa para acalmar o estômago, então fica bastante líquida. Relativamente ao corte da alga, gosto de utilizar uma tesoura, é muito mais fácil.
- Colocar um bocadinho de legumes (incluindo a alga) numa taça de sopa.
- Deitar por cima água bem quente. Aguardar uns 30 segundos a 1 minuto para que a temperatura desça um pouco de modo a não matar as bactérias do miso (podem mexer para ser mais rápido).
- Colocar uma colher de sobremesa de miso e mexer até dissolver bem. A temperatura ideal para que estas bactérias sejam ativadas e trabalhem para nós, é cerca de 37 ºC.


Façam esta sopa, é bem fácil e muito benéfica. As pessoas que costumam utilizar iogurtes para tratar da obstipação, podem utilizar esta sopa para obter o mesmo efeito.

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Aconteceu-me o mesmo com as primeiras sopas de miso! "mas como raio podem gostar disto?!" era o meu pensamento das primeiras vezes que tentei... depois apoderou-se e, embora possa dizer que continua a não ser o meu sabor preferido, cada vez que penso nela penso em bem-estar e dá-me logo vontade de ir fazer uma :)
    Vou experimentar esta receita, porque costumo sempre cozinhar os legumes, e assim como descreves devem ficar bem crocantes...para além de ser muito mais rápido e perfeito para as noites de correria, como os dias em que chego a correr das práticas de yoga! :)

    Grata!

    **rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bela descrição,é isso mesmo, pelo sabor, não é o melhor do mundo (o meu marido adora), agora quando penso como me sinto depois, vale muuuuuiiiiito a pena. Esta receita já fez muita gente gostar de sopa de miso :) Para as noites de correria tenho ainda uma outra sugestão que é fantástica, depois coloco.

      Eliminar
    2. Quase um mês depois venho dar o feedback da tua receita :)
      Fiz logo nessa semana depois de um dia em cheio, chegada de uma prática de yoga e com a filhota a ressacar de atenção de mãe! Fiz o mais simples possíve, com o que tinha à mão: cenoura, alho francês e kombu! Tudo crú, apenas com a água a ferver em cima! Soube mesmo bem!! :D
      Acho que vai ser todas as semanas... ;)

      **rita

      Eliminar
    3. Olá, o que interessa é que veio, fico contente :). Ainda bem que gostou e que foi prático de fazer. Fica realmente muito bom principalmente se os legumes forem cortados muito fininhos. É quase que um medicamento. Só uma coisa (bem sei que disse que fez com o que tinha à mão) mas a alga wakame é muito mais fácil de consumir desta maneira, é quase uma couve do mar e, por isso, é mais adicionada a saladas demolhada previamente. Gosto muito. Mas de certeza que deve ter ficado bom com a kombu. A Kombu é extremamente deliciosa, é um intensificador de sabor natural. O seu chá acalma e ajuda a dormir. Beijinho :)

      Eliminar

Deixe a sua opinião! Obrigada :)