quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Refeições para o dia a dia #2 - O nosso almoço

Hoje lembrei-me de tirar fotografias do almoço para vos mostrar (sim, nem sempre me lembro e muitas vezes isso só acontece quando a refeição está a acabar). Para estes pratos assim mais completos quase não sei como explanar a receita, no entanto, vou fazer da melhor forma possível.

Almoçamos arroz integral cozinhado de forma simples e, embora me tenha esquecido de colocar de molho antes, ficou muito agradável (apesar até conseguirem cozinhar sem demolhar previamente, não o devem fazer, pois demolhar previamente permite melhor absorção de alguns nutrientes).

Fiz também bróculos e cenouras escaldados (que para quem é perfecionista deve escaldar separadamente, eu fiz tudo de uma vez que aqui em casa não há tempo a perder). Não temperei, deixei mesmo com o sabor original. Às vezes sabe bem limpar o paladar.

Estufei lentilhas com azeite, cebola, tamari (molho de soja), sal e um pouco de água. A seguir, para terminar de cozinhar, adicionei água (não muita se não fica em papa), cobrir e colocar mais a grossura de um dedo por cima. Tapar e cozinhar em lume médio. Apagar o lume antes evaporar toda a água.

Para a salada de couve apenas cortei couve e cenoura finamente, adicionei tomate cereja, amêndoas e gomos de tangerina só para dar o toque. Para o molho misturei muito bem os seguintes ingredientes:
- 4 colheres de sopa de azeite;
- 1 colher de sopa de vinagre de ameixa umeboshi (quem não tiver substitui por sumo de limão e uma pitada de sal);
- meia colher de café de mostarda dijon;
- mistura de pimentas moidas na hora (há algumas marcas de especiarias, neste caso 5 pimentas, com moinho).

Adicionei no final um pouco de couve prensada.

Espero que gostem e que possam retirar ideias bastante saudáveis para o vosso dia a dia.



comentário(s) pelo facebook:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião! Obrigada :)