terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Refeições para o dia a dia #3 - Batata doce assada no forno com legumes

Olá pessoal, mais uma ideia que fiz para o almoço de hoje.
Coloquei batatas doces lavadas no forno com a casca. Para ter menos trabalho (isso mesmo que também é válido), coloquei os num tabuleiro forrado com um pouco de papel vegetal e para que cozinhassem mais depressa, cobri com papel de alumínio (mas não é necessário, só demora mais tempo a cozinhar). Uma outra dica muito interessante para quem tem mais tempo, é após lavar as batatas e com elas ainda molhadas, "paná-las" em sal grosso (mas aqui não devemos tapar) e colocá-las no forno. Não fica salgado e elas ficam murchinhas e muito saborosas, já que desidratam levemente e o seu sabor fica mais concentrado. No final, como são descascadas, apenas uma ou trra pedrinha de sal "contamina" a batata doce, ficam maravilhosas :) 

Relativamente aos legumes, fiz alguns salteados com cogumelos brancos e outros escaldei muito rapidamente (porque gosto de os comer quase crus e além disso eles mantêm quase intactas as suas propriedades) e cobri com molho de cogumelos.

Molho de cogumelos brancos
Ingredientes:
- 200 g de cogumelos brancos
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho pequeno
- azeite
- pimenta preta q. b. 
- 1/4 de pimentão vermelho fresco
- 1 c. de café de pimentão doce
- sal q. b.
- Salsa e orégãos
- (água + amido de milho) ou natas de soja ou de arroz
- Molho de soja (não é essencial mas dá um toque :))
- Coentros picados

Modo de fazer:
- Colocar um fio de azeite a aquecer num wook ou numa panela. Quando estiver bem quente adicionar a cebola e os cogumelos picados. Pouco depois adicionar o pimentão e o alho também bem picadinhos. Saltear um bocadinho e depois adicionar os restantes elementos excetuando os coentros, a água e o amigo de milho (para aí meio litro e uma colher de chá de amido de milho) ou as natas.
- No final colocar o amido de milho e a água (ou as natas) e mexer até ficar cremoso.
-Passar a varinha mágica até obter um creme, picar coentros e deitar por cima. Yammy, está pronto a servir. Bom apetite.





comentário(s) pelo facebook:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião! Obrigada :)