terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Finalmente a receita das malassadas sem glúten

Como existem leitores atentos que não deixam passar nada (fazem eles muito bem!!), ontem fui para a cozinha e logo à primeira consegui uma boa receita de malassadas sem glúten. Ficaram bastante boas, embora eu até nem goste muito de malassadas. Se não comeram muitas no Carnaval podem experimentar, se pelo contrário, já não sentem necessidade, não faz mal, guardem a receita para o ano.

Ingredientes:
- 2 xícaras de farinha de arroz integral (eu usei integral, mas se querem que fiquem mais leves podem utilizar a branca)
- 1 xícara de amido de milho
- 1 xícara de farinha de milho amarelo
- 1 colher de sobremesa de sal marinho
- 200 ml de natas de soja
- 1 xícara de bebida de soja
- Raspa de duas limas
- 1 colher de sopa de geleia de arroz
- 25 g de fermento de padeiro fresco

Modo de fazer:
- Aquecer levemente a bebida de soja (40 ºC) e dissolver o fermento e a geleia de arroz. Deixar repousar uns 10 minutos.
- Misturar os restantes ingredientes. Primeiro todos os secos e depois adicionar os líquidos.
- Acrescentar no final a bebida de soja com o fermento e misturar bem com uma vara de arames. Deixar repousar por 45 minutos (o que eu faço é ligar o forno no máximo por 1 minuto. Depois desligo e coloco lá dentro esta mistura numa taça tapada).
- Após a massa levedar, retirar bocados de massa com ajuda de uma colher de sopa e fritar em azeite até dourar (quer dizer, eu costumo usar azeite, mas podem usar óleo se quiserem). A gordura que utilizarem deverá preencher cerca de 7 a 10 cm de altura na panela, para que as malassadas tenham margem para rodopiar enquanto fritam. Podem ainda cozinhá-las no forno em formas de queques, por exemplo. Para adoçar podem utilizar o tradicional mel de cana. Nós comemos com geleia de arroz e canela. Uma delícia :).








comentário(s) pelo facebook:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião! Obrigada :)