sexta-feira, 12 de junho de 2015

Receita de canelones sem glúten, sem ovo e sem lactose


Ando para postar esta receita há que tempos. E vamos andando assim! Cá em casa temos dedicado pouquíssimo tempo às novas tecnologias, fazendo o tempo passar mais devagar, correndo mais gostoso entre a relva do jardim e uma partida de xadrez. Com esta receita podemos fazer os canelones como eu fiz ou mesmo uma simples lasanha decadente :) Yammiiiii!


Para a massa

Ingredientes:
- 1 copo de farinha de arroz
- 1 copo e meio de água
- Raspa de meio limão
- 1 fio de azeite
- 1 pitada de sal

Modo de fazer:
- Colocar numa panela todos os ingredientes excepto a farinha de arroz.
- Deixar ferver por dois minutos e deitar a farinha de arroz de uma vez para dentro da água a ferver. 
- Baixar rapidamente o lume e continuar a mexer até a massa descolar-se das paredes da panela e formar uma espécie de bola.
- Deixar arrefecer e amassar esta massa muito bem com as mãos. Esticar bocadinhos de massa com o rolo (deixar mesmo bem fininho, o máximo que conseguirem) podendo recheá-los com molho e fazer canelones ou colocar em camadas como numa lasanha.


Para o recheio de espinafres

Ingredientes:
- 1 fio de azeite
- 1 dente de alho bem picado
- 1 cebola bem picada
- 1 mão grande de espinafres
- 2 cenouras raspadas
- 2 courgetes raspadas
- Sal q. b.
- Molho de soja q. b.
- Mistura de pimentas moídas na hora q.b.
- 1/2 colher de café de pimentão doce
-  Salsa q.b.
- 1 colher de sopa de farinha de arroz
- 7 a 10 colheres de sopa de água

Modo de fazer:
- Refogar a cebola, os espinafres, as cenouras e as courgetes com o azeite e o alho. 
- Quando estes estiverem mais ou menos molinhos adicionar o sal, o molho de soja, a pimenta, o pimentão doce e a salsa. Deixar refogar mais um bocadinho.
- Adicionar a água e quando esta começar a ferver adicionar a colher de farinha e mexer bem até formar uma pasta que não escorra. Para que fique bem agradável, é importante que esta pasta fique cremosa e não seca e dura. Rechear os canelones com este preparado (basicamente esticar bem a massa, colocar um pouco de recheio e enrolar ou dobrar como vos der mais jeito, o sabor é o que conta) .


Para o molho de tomate

Ingredientes:
- 8 a 10 tomates grandes frescos e bem vermelhos
- 2 dentes de alho
- 1 cebola grande
- 1 fio generoso de azeite
- 1 colher de sopa de geleia de arroz
- Sal q. b.
- Pimenta preta q. b.
- Orégãos q. b.
- Água (só se necessário para dar o ponto ao molho)

Modo de fazer:
- Aquecer o azeite numa panela e colocar os tomates picados grosseiramente, a cebola, e o alho. Deixar alourar alguns minutos mas sem queimar. 
- Colocar os restantes ingredientes, colocar a tampa e baixar o lume deixando cozinhar por cerca de 30 minutos. Após este tempo, provar e ajustar os temperos. Deixar bem gostoso, adicionar um pouco mais de azeite nesta fase.
- Quando estiver cozinhado, triturar. Eu deixei semi triturado mas se quiserem podem transformar num puré bem cremoso. Depende dos gostos.
- Colocar este molho por cima dos canelones recheados num recipente que vá ao forno, sobrepor algumas fatias de tofu por cima, mais um pouco de orégãos e mais 1 fio de azeite.
- Levar ao forno quente até cozinhar bema massa e deixar a cobertura bem sequinha e douradinha. E voilá, está pronto a servir e a ser degustado. Espero que gostem dessa decadência gostosa :)

comentário(s) pelo facebook:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião! Obrigada :)