segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Brincando na serra :) - A nossa 1.ª prova de orientação

Há alguns dias atrás, num encontro de amigas, ouvi falar de uma modalidade desportiva que me chamou a atenção. Não é que eu nunca tivesse ouvido falar de Orientação, só nunca tinha tido propriamente vontade de o fazer, então nunca investiguei muito sobre o assunto. Esta amiga referiu que iria no sábado fazer uma prova na serra e deu-se um clique. Temos que ir fazer, pensei eu, aproveitar a oportunidade para passear e fazer algo diferente. Convenci o marido e o mano (não foi muito difícil) e ia levar as crianças, no entanto, com receio do tempo que pudesse fazer lá para cima (e também porque não tínhamos muito conhecimento do que se ia passar), decidimos deixá-las ao cuidado da avó.

Quando lá chegámos, fomos ao secretariado nos inscrever e um dos organizadores (Clube de Montanha do Funchal) explicou-nos logo em traços gerais como a prova funcionava. Basicamente no inicio seria-nos fornecido um mapa com uma trajectória e pontos de controlo, os quais teríamos de encontrar por ordem (sinalética) e um chip que levaríamos no dedo para "picar" nesses pontos. Para a prova em si não é necessário levar muita coisa, apenas roupa confortável para dar uma corridinha e uma bússola (a nossa também não era das mais certas) para nos ajudar a orientar pelo mapa.

A prova em si foi engraçada. Fizemos uma equipa de três elementos e mal iniciámos a prova vimos gente a correr desalmadamente por todos os lados. Confesso que também fizemos o mesmo, nada mais errado, ahahaha! Bem, os outros provavelmente sabiam para onde iam, nós não, uma grande diferença no que diz respeito ao correr desalmadamente. Resultado. Cansamos-nos ainda antes de encontrar o primeiro ponto. Depois lá encontramos, e delineámos uma estratégia para os restantes que até correram bastante bem. Na realidade encontrar o 1.º ponto ajudou-nos bastante porque passámos a ter uma referência visual da escala do mapa (ficamos com uma melhor ideia das distâncias representadas). E pronto! Ficámos em 3.º lugar de 6 (julgo eu) do nosso escalão que era o escalão aberto. Ainda tivemos direito a medalha, nada mau e fizemos exercício sem dar conta, o que para mim é um grande ponto positivo.

Cheio de gente de todas as idades, foi de facto um desporto muito giro e, especialmente, divertido, o qual temos intenção de repetir já no próximo mês. Experimentem também!


comentário(s) pelo facebook:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião! Obrigada :)