terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Calendário do advento - dezembro de 2015

Quando eu era pequena, o calendário do advento consistia numas caixinhas que a minha mãe comprava. Tinha umas janelinhas, as quais eu abria e lá dentro havia um pequeno chocolate. Quer dizer, não se podia dizer com essas caixinhas eu contava realmente os dias para o natal, aliás eu já contei que normalmente comia-os de uma vez. No ano passado decidimos construir o nosso calendário do advento pela primeira vez com o objetivo de preparar em família uma época que me é muito querida, o Natal. Ao longo deste período, não temos por hábito salientar a religião em si mas sim os valores que queremos presentes nas nossas vidas: amizade, bondade, amor, companheirismo, solidariedade e união.

Mais uma vez utilizámos como material principal os rolos de papel higiénico, os quais forrámos com guardanapo e dobrámos as pontas ficando com umas lindas caixinhas. Dentro de cada caixinha colocámos uma atividade para fazer juntos em cada dia, como broas, decorações, ver um filme de natal, etc. 













Deixo-vos agora com um artigo que retirei da página Significados com o intuito de melhor explicar o que é que significa este período do advento. 

"O que é Advento:

Advento é um substantivo masculino com etimologia latina, no termo adventum, que significa vinda ou chegada. A palavra advento também pode significar fundação ou criação de alguma coisa (por exemplo: advento da internet ou advento da República).


Recebem este nome as quatro semanas antes do Natal. Este período litúrgico evoca a dupla vinda de Jesus Cristo: a verificada em Belém, quando Ele veio ao mundo, e a que ocorrerá no Seu regresso no Dia do Juízo. Por isso a característica deste tempo, com o qual começa o ano eclesiástico, é a purificação como preparação para receber Aquele que está para vir. O caráter penitencial do advento é acentuado pela cor litúrgica, que é o roxo.

Advento é um período mencionado no calendário religioso, é um tempo de alegria para os cristãos, caracterizado pela preparação para o nascimento de Jesus. É por essa razão que hoje em dia o período do advento é definido pelas quatro semanas que antecedem o Natal, tendo início no Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro, indo até o dia 24 de Dezembro, sendo o primeiro tempo do ano litúrgico.

Segundo a Bíblia, o Anjo Gabriel apareceu a Maria numa visão, dizendo que em breve ela daria à luz a um menino, o filho de Deus que viria para trazer luz ao mundo. Esse tempo de espera é caracterizado hoje como advento.

Coroa do advento
A coroa do advento é uma coroa de ramos de abeto, com quatro velas (círios), que se acendem uma após a outra nos quatro domingos do advento. Este costume é relativamente recente, que remonta talvez ao século XIX, e que se difundiu a partir da I Guerra Mundial.

Este ramo está pleno de simbolismo. A sua forma circular representa a eternidade e a sua cor remete para a esperança e vida. Em muitas coroas, existe uma fita vermelha, que simboliza o amor de Deus pela humanidade e o amor das pessoas que esperam o nascimento de Jesus.

As quatro velas da coroa representam cada uma das quatro semanas e são acesas em cada Domingo do Advento."

comentário(s) pelo facebook:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião! Obrigada :)