terça-feira, 12 de abril de 2016

Bolo de batata doce e amêndoa

Olá, bom dia :) Hoje trago uma receita, mas uma receita daquelaaaas. Que delícia!
Bem comecemos pelo princípio, esta receita foi fruto de uma adaptação de uma outra, que me foi enviada por uma leitora, a Elizabeth. Esta receita retirada do site Mundo de receitas Bimby contém ovos e esta leitora gostaria de deixar de os consumir. 
A segunda ficou uma delícia e embora a primeira tenha saído um pudim muito bom, não tinha a consistência de bolo. O problema é que os ovos nem sempre têm apenas a função de ligante num bolo, eles também podem ter uma função estruturante e substituir o ovo da maneira tradicional não estava a funcionar, já que frequentemente substituímos com o intuito de ligar. Para darmos estrutura ao bolo, normalmente utilizamos a farinha e embora neste caso já tenha a farinha de amêndoa, ela não é suficiente. A quantidade de farinha é bastante importante nesta receita, se for de menos não dá estrutura e ficamos com uma pasta mole e se for de mais temos um bolo comum e nós queríamos algo mais cremoso, diferente. Utilizei então a farinha de trigo sarraceno que tem uma absorção média.

No que diz respeito aos ovos, como sabem não sou muito fundamentalista. Durante quatro anos não os consumi, voltei a consumir e não me senti muito bem. Faço assim. Muito raramente como e evito sempre que posso. Nas raríssimas vezes que não puder, olhem, paciência! Vamos à receita? A receita original podem encontrar aqui.

Em relação ao aspeto difere um pouco da original porque eu fiz uma outra alteração, alterei o açúcar por mel de cana. Não têm de o fazer, no entanto, seria interessante procurar por alternativas mais saudáveis ao açúcar simples como a geleia de arroz por exemplo. Outra parte importante, partam o bolo apenas depois de frio e não façam como eu que parti ainda morno para a foto, ficou mais pastoso do que é na realidade. Embora fique bastante húmido, é um bolo que não se desfaz e é muito interessante para quem gosta de bolo de chocolate sem farinha, pois a sua consistência é muito semelhante. Espero mesmo que gostem, experimentem  venham aqui dar o feedback. Não se esqueçam de partilhar as nossas receitas. É sempre uma motivação extra chegar a mais leitores. Obrigada desde já ;).



Bolo de batata doce e amêndoa

Ingredientes:
- 200 g de amêndoa
- 150 ml de sumo de laranja
- Raspa de 1 laranja
- 150 ml de água
- 360 g de batata doce cozida ou assada (usei da branca)
- 1 pitada de sal
- 130 g de mel de cana (podem sempre deitar mais ou menos dependendo do adoçante que vão utilizar)
- 4 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo sarraceno
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 5 colheres de sopa de farinha de linhaça

Modo de fazer:
- Num processador colocar 3/4 das amêndoas e tritura-las até fazer farinha. Eu guardei 1/4 para processar menos e podermos encontrar pelo bolo. Para quem não tem processador, pode comprar a farinha já feita no supermercado.
- Colocar todos os ingredientes num recipiente e envolver bem até formar uma massa de bolo bem mais espessa que a normal. Para quem tem processadores tipo Bimby ou Yammi é mais simples. Deita tudo lá p'ra dentro e amassa como se fosse um bolo normal.
- Numa forma untada com azeite e forrada com papel vegetal no fundo, deitar a massa e levá-la ao forno a 175 ºC por cerca de 1h10m. Não se esqueçam que todos os fornos são diferentes e que é melhor ir verificando. Deixem arrefecer um bocado para desenformar e arrefecer completamente para cortar.




comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Tem muito bom aspeto! Um dia destes vou experimentar ;)
    Beijinho
    Blog de uma Princesa

    ResponderEliminar
  2. Parece ser delicioso! :)
    Refere que em vez do mel se pode usar geleia de arroz. Qual a quantidade? A mesma do mel? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pati, sim pode utilizar na mesma quantidade ou até um pouco mais se gostar um pouco mais docinho :)

      Eliminar

Deixe a sua opinião! Obrigada :)