quinta-feira, 21 de abril de 2016

Brownie delicioso sem chocolate? Como é isso?

Num dia destes, conversei com uma leitora do blog que gosta destas alternativas mais saudáveis e que, por sugestão médica, está a fazer algumas alterações na alimentação do filho. Esta alimentação consiste em que lhe retirar alguns alimentos que eventualmente possam causar alergias como os laticínios e o cacau, por exemplo. Quando fiz este brownie que é de alfarroba, lembrei-me dela, pois aqui em casa é frequentes comermos coisas de "chocolate" e, muitas vezes, nem pequenos nem graúdos, incluindo convidados, se apercebem que não é verdadeiramente de chocolate. Fica muito bom, bastante cremoso e é aquele bocadinho saciante que faltava pela tarde quando não sabemos muito bem o que nos apetece comer.



A farinha de alfarroba é também uma farinha bastante versátil que pode pode ser utilizada tanto em doces como em salgados. Tem propriedades bastantes interessantes no que diz respeito ao aspecto estruturante de um bolo sem ser demasiado massuda.



Brownie de alfarroba

Ingredientes:
- 900 g de batata doce cozida e bem escorrida ou assada
- 120 g de avelãs picadas
- 5 colheres de sopa de mel ou mel de cana ou xarope de ácer ou geleia de arroz
- 6 colheres de sopa bem cheias de farinha de alfarroba
- 1 pitada de sal
- 5 colheres de sopa de farinha de trigo sarraceno

Modo de fazer:
- Triturar a batata doce e acrescentar os restantes ingredientes envolvendo muito bem.
- Colocar esta pasta, que fica bem espessa, num pequeno tabuleiro forrado com papel vegetal e pincelado com azeite. Espalhe a massa com uma colher até que fique com cerca de 2 a 3 cm de altura. Adapte esta quantidade de massa aos seus tabuleiros.
- Levar ao forno pré-aquecido a 180 ºC por cerca de 25 minutos (até formar uma leve crosta por cima).
- Retirar do forno e deixar arrefecer no tabuleiro. Depois de frio pode ainda levar ao frigorífico por 15 minutos antes de cortar.
- Cortar em pequenos quadrados e servir.
- Só para ficar com um ar ainda mais pecaminoso, coloquei por cima manteiga de amêndoa e doce de frutos vermelhos cuja receita pode encontrar aqui.

Nota: Para adoçar pode também acrescentar tâmaras ou passas. Eu não o fiz porque faço-o muitas vezes e desta-vez queria um sabor mais simples.














comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Tem ótimo aspeto!
    900g de batata pesada antes de cozer certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia :) Pesada já cozida e descascada. Geralmente cozo batatas a mais para ter e ir comendo ou utilizando em receitas, por isso peso já cozinhada.

      Eliminar

Deixe a sua opinião! Obrigada :)