terça-feira, 5 de abril de 2016

Caril de batata doce e amêndoas


O caril é um prato muito interessante que pode ser confecionado com vários ingredientes e dá até para aproveitar as sobras. Pode ser vegetariano, ou não, e é um prato daqueles que nos alimenta e conforta muito facilmente. Ando aqui eu a pensar na receita e eis que, quando ela sai, me apercebo que a maior parte dos ingredientes devem ser adicionados em quantidade que baste (q. b). Bem, penso que continuará a ser uma boa receita, embora ela possa originar pratos com 1001 sabores distintos já que o q. b. é diferente para cada um de nós. Porém, à partida isso garante-me uma coisa, todos irão gostar da receita! Cozinhar é arte, uma pitada aqui, outra ali, um toque de amor e dois de carinho, bora experimentar?

Ingredientes:
- 2 batatas doces grandes
- 4 cenouras
- Meio copo de amêndoas picadas
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- Azeite q. b.
- Caril q.b.
- Pimentão doce em pó q. b.
- Gengibre q. b.
- Limão q.b.
- 400 ml de leite de coco
- Salsa picada q.b.
- Pimenta preta q. b.
- Pimenta q.b.
- Sal q. b.



Modo de fazer:
- Raspar as cenouras. Picar a cebola e o alho bem miudinho. Cortar a batata doce em cubos e reservar.
- Numa panela já quente colocar um fio de azeite e adicionar a cebola, o alho e as cenouras. Deixar cozinhar em lume baixo até ficar bem molinho.
- Acrescentar a esta mistura as batatas doces e o sal e deixar cozinhar um pouco mais (adicionar um copo de água se for necessário).
- Adicionar o resto dos ingredientes excepto o leite de coco, o limão e a salsa. Basicamente, convém ter um pouco mais de caril já que se trata de um prato com esse nome mas de resto vão adicionando conforme o vosso gosto.
- Quando já estiver bem cozinhado, verificar novamente os sabores e mexer bem de modo a desfazer uma ou outra batata doce e ficar com um molho cremoso (como não devem ter adicionado muita água, não deve ser difícil).
- No final e após apagar o lume, adicione o leite de coco, o limão e um pouco de salsa picada. Mexa novamente e está pronto a servir. Pode guarnecer com algumas amêndoas aleatoriamente.

Nota: Como acompanhamento, utilizei quinoa cozida, mas pode também ser servido com arroz integral ou arroz basmati, por exemplo. Bom apetite!

comentário(s) pelo facebook:

1 comentário:

  1. Delicioso, Hoje experimentei o Caril de batata doce e amêndoas, com acompanhamento arroz e ficou delicioso. Obrigada Debbie pela partilha.

    ResponderEliminar

Deixe a sua opinião! Obrigada :)