terça-feira, 26 de abril de 2016

Croquetes de cenoura super simples

Que tal fazer uns croquetes hoje para o jantar? Não vai necessitar de muitos ingredientes e vai surpreender os familiares lá em casa. Os croquetes são uma excelente forma de incentivar os mais pequenos a comerem mais legumes e, desde que elaborados da maneira correta são extremamente saudáveis e apetecíveis. É raro confecionar os croquetes fritos (embora às vezes aconteça) por dois motivos, além de ficarem mais saudáveis e com melhor digestibilidade, a verdade é que mandá-los todos de uma vez para dentro do forno poupa-me imenso tempo e trabalho. Esta receita dá para fazer das duas formas, é só escolher a que mais se adequa à situação.



Ingredientes:
- 260 g de alho francês picadinho
- 1,2 Kg de cenoura ralada
- 1 fio de azeite generoso
- 1 pimentão pequeno picado
- 4 colheres de sopa de molho de soja de qualidade
- Sal marinho q. b.
- 2 colheres de sopa de vinagre de arroz ou de sidra
- Pimenta preta moida na hora q. b.
- 100 g de farinha de trigo sarraceno
- 100 g de farinha de mandioca integral

Modo de fazer:
- Numa panela bem quente colocar o azeite, o alho francês, o pimento vermelho e deixar refogar.
- Acrescentar a cenoura, o molho de soja, o vinagre, o sal, a pimenta e evolver bem.
- Colocar a tampa e deixar cozinhar até que todos os ingredientes fiquem bem cozidos.
- Misturar as duas farinhas num recipiente e quando tudo estiver bem cozinhado, colocar no mínimo e deitar a mistura de farinhas de uma vez lá para dentro. Mexer rapidamente até formar uma espécie de bola no interior da panela. Apagar o fogo e deixar esta massa arrefecer.
- Quando estiver fria, formar pequenos croquetes e passar por farinha de mandioca integral para que fique mais crocante.
- Pode frita-los ou fazer como eu eu colocá-los num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Levar ao forno até ficarem douradinhos.

Nota: Não coloquei os croquetes em camadas quando os coloquei no forno, todos estavam em contacto com o tabuleiro. Não foi necessário adicionar qualquer gordura.




comentário(s) pelo facebook:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião! Obrigada :)