segunda-feira, 4 de abril de 2016

Hambúrgueres de legumes e trigo sarraceno

Depois de uma corridinha de 50 minutos logo pela manhã, vim partilhar uma receitinha. Um dia feliz a todos.

Não gosto de comida insossa, gosto de temperos, de ervas, de cheiros, de comida de conforto. Gosto daquela comida que mata a fome, que sacia mas sobretudo que nos deixa com aquela sensação de bem estar fantástica. Quem me conhece sabe que, embora tenha cuidados com a alimentação, a comida que cozinho tem que saber bem, ser saciante e alimentar até à alma :)

Certa vez, ouvi um amigo perguntar "Para ser mais saudável, o que faço? Não entendo.", ao que a sua avó respondeu "É simples, para seres saudável comes o que não gostas e fechas a boca ao que gostas!". Na altura até achei que aquela afirmação meio que fazia sentido. Hoje penso diferente, penso que é possível fazer tudo aquilo que gostamos de um modo mais adequado a nós e sobretudo penso que o nosso organismo não é estúpido, temos é que saber ouvir as suas necessidades e confiar nele.

Tudo isto para vos falar de uma receita que fiz anteontem para o almoço, hambúrgueres de legumes e trigo sarraceno. Não vos digo para nunca comerem os hambúrgueres comuns mas nada perdem se experimentarem uma vez por outra algo um pouco diferente. Eu gosto de os comer num prato mas também vão bem com um bocadinho de pão e salada. É apenas uma questão de gosto... ou de oportunidade. Antes de falar da receita propriamente dita quero apenas salientar que o trigo sarraceno, apesar do nome, não tem glúten nem se assemelha ao trigo normal e pode ser utilizado em bolos, pães, massas e panquecas, por exemplo. Pode ser adquirido em lojas de produtos naturais e tem um preço acessível. Nestas lojas, existe também trigo sarraceno tostado, o qual eu não gosto nem um pouco, prefiro o normal.



Hambúrgueres de legumes e trigo sarraceno

Ingredientes:
- 250 g de bróculos bem picados
- 500 g de cenoura raspada
- 200 g de cebola bem picada
- 2 dentes de alho bem picados
- 1 colher de chá de gengibre raspado
- Salsa picadinha
- Sal q. b.
- Pimenta preta q. b.
- Azeite q. b.
- 2/3 copo de farinha de trigo sarraceno (eu compro inteiro para moer quando utilizo mas também há a farinha à venda. Para quem tem um processador de alimentos potente também é fácil moer fresquinho quando há necessidade).


Modo de fazer:
- Colocar numa panela o azeite e deixar aquecer bem.
- Adicionar a cebola, o alho e o gengibre e deixar refogar bem mas sem queimar.
- Acrescentar o resto dos legumes e temperos e cozinhar em lume baixo. Mexer de vez em quando. Provar e retificar os temperos se necessário, afinal tem de ficar bem gostoso.
- Quando tudo estiver bem cozinhado, deitar a farinha de trigo sarraceno e mexer bem.
- Retirar esta mistura para um recipiente e deixar arrefecer completamente.
- Depois de frio, modelar os hambúrgueres e levá-los a assar no forno num tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal untada com azeite.
- Em forno médio, deixar dourar bem de um lado e do outro. Que delícia!


comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. olá :)
    Nesta receita, o trigo pode ser substituido? Se sim, pelo quê?

    Obrigada pelas partilhas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) Sim ele pode ser substituído por qualquer farinha que tenha algum nível de absorção. Como todas têm níveis de absorção diferentes, a quantidade de farinha vai variando mas pode experimentar por exemplo um pouco de farinha de mandioca integral. Em relação ao trigo sarraceno ele também é um bom grão, tem alguma restrição que não lhe permita come-lo?

      Eliminar

Deixe a sua opinião! Obrigada :)