sábado, 2 de abril de 2016

Leite de amêndoa com alfarroba (receita muito fácil e económica)

Olá, bom dia :) 

São muitas as vezes que as pessoas me perguntam "o que é que eu tomo ao pequeno almoço?" e eu, normalmente respondo "comida de verdade, sem aditivos preparada de forma simples, algo que comerias ao almoço ou ao jantar". Algumas dessas pessoas, não gostam muito de ouvir a minha resposta, parece que, de certo modo, as estou a enganar, que não lhes quero mostrar os maravilhosos pequenos almoços que costumo preparar ou, por outro lado, estão tão habituadas a um pequeno almoço de leite, pão com manteiga ou cereais refinados que não quase não compreendem bem aquilo que lhes quero transmitir. 

Os pequenos almoços cá em casa variam muito, dependendo das nossas vontades e quase podem ser qualquer coisa. Gostamos muito de fruta, frutos secos, legumes cozinhados ou crus que, por vezes, processamos numa sopa ou numa papa caseira. Uma das bases que considero muito interessante para colmatar outras receitas ou consumir a qualquer hora do dia são os leites vegetais. Não pense, por isso, que evitando o leite de outros animais, necessita de um líquido branco para sobreviver, não precisa, no entanto, se o desejar, também o pode fazer. Eu não costumo fazer qualquer leite vegetal, além de que não o faço sempre, apenas faço de amêndoas, coco ou algumas sementes, embora bem mais raramente com este último. Porquê? Bem, porque os leites vegetais de leguminosas ou cereais a mim não me caem muito bem, no entanto, podem sempre experimentar e verem como se sentem.


Um dos maiores problemas das pessoas em relação aos leites vegetais, principalmente se queremos evitar os mais processados, é o preço, realmente são muito mais caros que o leite dito convencional. Eu não compro, faço em casa e de uma maneira relativamente rápida e económica. Hoje trago a receita mais elaborada que os meus pequenos adoram, noutros dias falaremos de outras. Experimentem, penso que vão gostar.



Leite de amêndoa com alfarroba (1 litro)

Ingredientes:
- 1 colher de sobremesa bem cheia de óleo de coco
- 1 colher de sobremesa bem cheia de manteiga de amêndoa simples (eu compro da myprotein (online), é a mais barata ou faço em casa mas não se esqueçam de ser práticos)
- 1 colher de sobremesa de farinha de alfarroba
- 1 colher e sobremesa de mel de cana ou mel de abelhas (eu gosto sem nada de adoçante)

Modo de fazer:
- Colocar todos os ingredientes num processador de alimentos e adicionar água quente. 
Podem também colocar num copo próprio para a varinha mágica. Basta processar bem e está pronto a consumir.

Pode ser adicionado a cereais, bolos, panquecas, pudins, papas e podem adoçar mais ou menos consoante o vosso gosto.




comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!
    Este leite tem de ser consumido no dia?

    ResponderEliminar
  2. Olá Sofia, este leite é bastante bom, só que é melhor quentinho para que o leite de coco se mantenha no estado líquido e faça aquela espuma por cima. Colocarei outro leite vegetal também simples na próxima semana que possa ser guardado no frigorífico durante dois a três dias. Muito obrigada pelo seu comentário, são estas dúvidas que fazem o blog crescer, qualquer coisa não hesite em contactar :)

    ResponderEliminar

Deixe a sua opinião! Obrigada :)