quarta-feira, 13 de abril de 2016

Mousse de chocolate com laranja (super simples)

Eu adoro a combinação de chocolate com laranja desde sempre. É daquelas combinações perfeitas! Esta receita é muito simples, leva apenas dois ingredientes e é simplesmente maravilhosa. Não sei se já ouviram falar de uma receita de um físico francês chamado Hervé This de uma mousse de chocolate feita apenas com chocolate e água. Vi várias versões desta receita mas todas me pareceram levar mais chocolate que líquido, não rendendo muita quantidade e tornado-a dispendiosa (sim, o blog podia chamar-se Simplesmente Forreta mas a parte monetária também me parece fundamental). 


Como costumo utilizar chocolate negro (o mais negro que encontrar), se colocar pouquinha água, além de não render, ficaria com um sabor demasiado intenso a chocolate, uma colherzinha de sobremesa e já ficaríamos enjoados. Esta receita, além de render mais um pouquinho, é super macia, suave, saborosa e na mesma muito fácil de confeccionar.



Mousse de chocolate com laranja

Ingredientes:
- 250 g de chocolate negro de qualidade (atenção que muitos contêm lacticínios ou bastante açúcar)
- 375 ml de sumo de laranja (metade sumo e metade água fica mais suave)
- Raspa de 1 laranja (opcional, se quiserem cremoso como uma mousse, não colocar)

Modo de fazer:
- Derreter o chocolate em banho maria mexendo sempre (eu derreti na Yammi a 50 ºC mas às vezes também derreto numa panela ou em banho maria).
- Deitar lá para dentro o sumo de laranja de uma vez e com uma batedeira bater durante cerca de 3 a 4 minutos até formar um creme ligeiramente espesso. Na receita original ficaria aqui já um creme duro com aspecto de mousse, no entanto, nesta fica com o aspeto de uma mousse tradicional antes de ir ao frigorífico, isto é, um pouco líquida.
- Colocar nos recipientes e levar ao frigorífico por, no mínimo, de 2 horas.
- Depois de endurecer, podem decorar com umas raspas de chocolate e laranja ou umas avelãs e está pronto a servir. 







comentário(s) pelo facebook:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião! Obrigada :)