segunda-feira, 18 de abril de 2016

Pão sem cereais? Simples e delicioso! (sem glúten e sem soja)

Eu não costumo fazer pão cá em casa, nem comprá-lo. Raramente comemos pão, habituamo-nos sem ele e, na verdade, ele não nos faz muita falta. Faço pão apenas quando nos apetece algo diferente como uma sandes ou vamos fazer um piquenique e dá mais jeito. Num destes dias, uma leitora perguntou-me pela receita de um pão sem leveduras e decidi fazer este. Já fiz muitas receitas de pão sem glúten, no entanto, normalmente, ou não ficavam com a textura de pão ou levavam muitos ingredientes ou, ainda, eram feitos com cereais e leguminosas (eu já disse que estamos a evitar os cereais?) e basicamente, além de difícil execução, muitas vezes, acabava por ser um pão com ingredientes com os quais, eu não me sentia bem.

Este é uma daquelas receitas que além de não levar uma quantidade absurda de ingredientes, é daquelas em que junta tudo e vai ao forno, rápida e simples, simplesmente natural :). Embora o nome possa até enganar, o trigo sarraceno não se assemelha ao trigo comum, nem tão pouco é um cereal. Costumam chamar-lhe de pseudo-cereal e, na realidade, ele é uma semente.

Esta receita dá para ser feita na máquina de pão e obter um pão mais saudável, quentinho e fresquinho logo pela manhã.



Pão de trigo sarraceno

Ingredientes:
- 500 g de farinha de trigo sarraceno
- 10 g de farinha de alfarroba
- 100 g de farinha de farinha de araruta ou polvilho doce ou amido de milho (o amido de milho para quem não tem nenhuma restrição pode ser mais fácil de encontrar)
- 8 colheres de sopa de farinha de linhaça
- 1 colher de sobremesa cheia de sal
- 1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio
- 1 fio de azeite generoso
- 540 ml de água

Modo de fazer:
- Juntar todos os secos e envolver bem com uma vara de arames.
- Adicionar a água e amassar bem (aqui penso que é melhor com as mãos).
- Colocar o fio de azeite e continuar a amassar até ficar bem.
- Untar uma forma com azeite e levar ao forno a 180 ºC por cerca de 60 minutos. Tenham em atenção que nem todos os fornos são iguais e pode haver pequenas variações no tempo de cozimento.




comentário(s) pelo facebook:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião! Obrigada :)