quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Cozido vegetariano? É simples, saudável e barato

Confesso, nem sempre faço pratos muito elaborados. Verdade, nem sempre tenho paciência de os fazer, mas até nem é isso. No dia a dia gosto mesmo de comida bem simples. Gosto que os meus filhos apreciem sabores simples e naturais. Normalmente, cá em casa comemos muitos vegetais, crus ou cozinhados, embora para as crianças tenhamos muitas vezes de negociar os crus.

Dizem que as crianças comem aquilo que os pais comem e tal. Que se comerem desde sempre vegetais, vão adorá-los... Mentiraaaaa! Não é verdade. Nós sempre comemos imensos vegetais e os nossos filhos, se puderem escolhem sempre para comer massa ou batata comum (coisas que raramente comemos cá em casa). Na realidade, inicialmente até comiam bem vegetais, mais tarde os únicos vegetais que comiam bem era os da sopa (mas aqui tem um extra, um dos pequenos almoços preferidos deles é sopa com ovo). Depois, passaram por várias fases, em que comiam cenoura, mas não podiam ver verdes, em que comiam bróculos mas não queriam saber de cenoura e por aí vai. Neste momento, têm algumas preferências alimentares, porém, por agora, comem de tudo um pouco e negoceiam os crus, menos mal.

Então um dos pratos que mais habilidosamente faço cá em casa (deito tudo p'ra dentro da panela e coloco a cozer) é o cozido vegetariano. É do agrado de todos, barato e de pouca dificuldade de execução.



Ingredientes (a olho que eu não sei se comem muito ou pouco, eheh):
Cenouras
Pimpinelas (chuchus p'ra quem mora do outro lado do Atlântico)
Couves lombarda
Batata-doce
Salsicha de tofu (uso sem glúten, as mais simples possível. A maior parte dos "enchidos" vegetarianos têm farinha e ingredientes estranhos lá dentro)
Ovos

Modo de fazer:
- Cozinhar tudo em água e sal com um dente de alho. Deito os ovos mais perto do final para não cozinharem demasiado.
- Depois de cozinhado, escorrer a água. 
- Temperar com azeite, alho bem miudinho e ervas aromáticas.







comentário(s) pelo facebook:

1 comentário:

  1. Adorei esta versão de cozido! Que óptima sugestão. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Deixe a sua opinião! Obrigada :)